A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) concedeu à Barbearia Aprigio, no bairro Parque Villa Flores, em Sumaré (SP), o certificado inédito de conformidade de Boas Práticas de Salão de Beleza, nas modalidades corte e barba. É o primeiro documento entregue a uma barbearia no País que reconhece a qualidade na oferta de serviço de excelência à população.

 A marca ABNT identificou que o estabelecimento comercializa produtos e serviços em conformidade e atende aos mais rigorosos critérios de qualidade. “Assumimos, publicamente, um compromisso de executar as atividades de forma padronizada, o que dá ao cliente a garantia de continuidade e repetibilidade. A norma ainda considera que a empresa é correta, pois atende à legislação pertinente. Isso mostra que estamos preocupados com a qualidade”, explica o empresário Tiago Aprigio.

O processo para a certificação durou nove meses. Foram contratados profissionais especializados, entre eles, um engenheiro da qualidade. “Começamos do zero, já que não havia certificações do tipo no País”.

O barbearia desenvolveu documentos como Procedimento Operacional Padrão (POP), Manual de Qualidade, além de implementar as exigências normativas da ABNT nas rotinas e estrutura do estabelecimento. “Criamos um controle e padronização administrativa, operacional e estrutural, inclusive, é claro, da segurança biológica da operação”.

Além das análises realizadas, uma auditoria também foi feita no local pelos técnicos da associação para verificar as estruturas físicas, administrativa/financeira, técnica, operacional e comercial.

O empresário, agora, pretende multiplicar a experiência e ajudar outras barbearias a atingirem a excelência no atendimento. “Acredito que nosso know-how nos possibilita elevar o nível da barbearia a outros patamares. Quero que a nova geração de barbeiros empresários tenham um avanço corporativo na mesma proporção e equivalente ao crescimento técnico”.

Sobre a ABNT

A ABNT, fundada em 1940, é reconhecida pelas grandes e pequenas empresa nacionais e estrangeiras, que recebem dela variados tipos de certificados. Atualmente, possui mais de 400 programas de certificação, em diversos segmentos. É reconhecido pelo Inmetro por meio o Organismo Certificador de Produtos (OPC).

A Certificação ABNT destaca e diferencia o estabelecimento, assim como seus produtos e serviços, no mercado. Significa que o local está em conformidade, apresenta qualidade e segurança, além de oferecer a eficiência no serviço. Ainda torna a empresa altamente competitiva com produtos e serviços que atendem às normas técnicas.

Barbearia Aprigio

A Barbearia Aprigio é tradicional e está localizada no centro comercial do bairro Parque Villa Flores. “Pioneirismo é a coroação da barbearia, que minha família faz há mais de 120 anos”.

O ofício na família Aprígio teve início com o bisavô do empresário, que, hoje, recebe o certificado com grande satisfação. “Principalmente, porque, neste ano, meu antecessor (avô) aposentou depois de mais de seis décadas atuando como barbeiro tradicional. Receber a certificação mostra a minha disposição e compromisso em continuar com a arte da barbearia na família”.

Barbearia Aprigio atende à nova legislação

O estabelecimento é um das poucos da Região Metropolitana de Campinas (SP) que atende as normas estabelecidas pela lei 13.352/2016, conhecida como lei do salão parceiro.

Desde 2017, quando a legislação entrou em vigor, a barbearia atua de acordo com a prática frequente nos salões de beleza: a contratação de profissionais, sob o regime de trabalhadores autônomos. “Não são meus funcionários e, sim, profissionais parceiros no atendimento ao cliente”, lembra o empresário.

Assim, os trabalhadores exercem a atividade como microempreendedores individuais (MEI). O resultado é que o estabelecimento ajuda a combater a informalidade.