Telas de aço soldadas são utilizadas na construção de lajes de concreto armado, pisos industriais e estruturas pré-moldadas, porque conferem melhor ancoragem ligando os elementos estruturais, além de proporcionarem um excelente controle de fissuramento, com segurança e economia. Mas essas características devem ser confirmadas nos produtos disponibilizados no mercado. A certificação é voluntária, mas indicada pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A Portaria Inmetro 73/2010, em seu Art. 1º, aprovou a revisão dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Barras e Fios de Aço destinados a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado. Manteve, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), a certificação compulsória, a ser realizada por Organismo de Certificação de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro.

A ABNT está acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) desde 2000, sendo considerada, portanto, um órgão competente para conduzir o processo de certificação. Seu Procedimento Específico (PE 281) tem como base as seguintes normas técnicas:

  • ABNT NBR 7481:1990 - Tela de aço soldada - Armadura para concretoEsta norma fixa as condições exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento de telas de aço soldadas, destinadas a armadura para concreto e tubos de concreto.
  • ABNT NBR 7480:2007 -Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado. Esta Norma estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.

Entre seus diversos benefícios, a certificação promove o comprometimento com a qualidade; assegura a eficiência e a eficácia do produto; faz frente à concorrência desleal; e torna o fabricante altamente competitivo, pela conformidade às normas técnicas.

Vantagens

A tela de aço soldada é uma armadura pré-fabricada, constituída por fios de aço longitudinais e transversais. O produto pode oferecer diversas vantagens na construção de uma obra, como o aumento da resistência mecânica, maior aderência entre o aço e o concreto e a estruturação adaptável a variados usos. Em um processo construtivo, é de extrema importância optar por materiais com qualidade e que ajudem a otimizar os procedimentos.


As famílias de produtos devem ser caracterizadas pela série do aço, considerando o fio da armadura principal (fina, média ou grossa). 
Ademais, os fabricantes que utilizam fios de aço com certificação compulsória pela Portaria Inmetro nº 73/2010, programa acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) desde 2010, os ensaios de dobramento e tração são dispensados.

Para mais informações sobre a certificação de telas de aço soldadas, contate: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e/ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.