Graciosa, a cadeira plástica monobloco é uma atração para as crianças, além de oferecer conforto e adequação ao tamanho do usuário. Seu apelo maior, porém, tem que ser a segurança, determinada em processo produtivo que priorize a qualidade. E a comprovação ocorre por meio da avaliação da conformidade com três normas técnicas, como estabelece um novo programa da ABNT Certificadora.

O procedimento tem caráter voluntário e baseia-se nas seguintes normas:

  • ABNT NBR 16177:2013 - Cadeira plástica monobloco de uso infantil — Requisitos e métodos de ensaio.
  • ABNT NBR NM 300-1:2004 - Segurança de brinquedos. Parte 1: Propriedades gerais, mecânicas e físicas. Os requisitos desta parte da norma são aplicáveis a todos os brinquedos, isto é, qualquer produto ou material projetado ou claramente destinado para uso em brinquedos para crianças menores de 14 anos. Valem para brinquedos novos no estado em que serão recebidos pelo consumidor.
  • ABNT NBR NM 300-3:2004 - Segurança de brinquedos. Parte 3: Migração de certos elementos. Esta parte da norma estabelece os requisitos e os métodos de ensaio para a migração dos materiais de brinquedos e de partes de brinquedos, exceto dos materiais não acessíveis (relacionados na Parte 1 desta norma), dos seguintes elementos: antimônio, arsênio, bário, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e selênio.

Uma auditoria feita por corpo técnico altamente qualificado avaliará a conformidade com as normas técnicas e, sendo a cadeira monobloco infantil aprovada, a ABNT emitirá o certificado. Então o fabricante poderá exibir no produto a Marca de Conformidade ABNT, um diferencial forte ante a concorrência, que depois será confirmado em avaliações periódicas.

Entre seus diversos benefícios, a certificação p
romove o comprometimento com a qualidade; assegura a eficiência e a eficácia do produto; faz frente à concorrência desleal; e torna o fabricante altamente competitivo, pela conformidade às normas técnicas.

Interessados em mais informações sobre a certificação ABNT devem enviar e-mail para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.