Nova Prática Recomendada tem em foco a limpeza das mãos e superfícies para evitar a transmissão de doenças infecciosas.

A pandemia de covid-19 determinou uma nova rotina para as pessoas dentro de casa, em ambientes de trabalho e locais públicos. Algumas precauções podem fazer uma grande diferença para evitar o contágio pelo corona vírus e outros agentes causadores de infecções. Em seu esforço para orientar a sociedade, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou mais uma Prática Recomendada, a ABNT PR 1007:2020 - Higienização e antissepsia das mãos e limpeza e desinfecção de superfícies.


O documento fornece informações práticas para higienização e antissepsia das mãos, assim como limpeza e desinfecção de superfícies, com o objetivo de evitar a transmissão de doenças infecciosas. Também traz recomendações sobre limpeza e desinfecção doméstica para famílias em situações de epidemias ou pandemias, como a causada pelo vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.


Publicada em 30 de setembro, a PR foi elaborada em cerca de cinco meses, com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC).


O curto período de elaboração, por sinal, é uma das características desse novo tipo de documento, que vem mobilizando especialistas na ABNT desde o início da pandemia. Adotando processos mais simples para reunir informações e obter sua aprovação, ganha-se rapidez para entregar à sociedade orientações de qualidade, que traduzem as melhores práticas.


Outras Práticas Recomendadas foram publicadas, alinhadas ao combate à pandemia:

  • ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso
  • ABNT PR 1003:2020 - Ventiladores pulmonarespara cuidados críticos - Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto, fabricação e aquisição
  • ABNT PR 1005:2020 - Máscarascirúrgicas - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso
  • ABNT PR 1006:2020 - Gerenciamento dos resíduos domiciliares de pessoas com covid-19