Publicaciones

 

No próximo mês de julho, a ABNT NBR 15.575:2013, mais conhecida como Norma de Desempenho, completa cinco anos. A norma, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, institui o nível de desempenho mínimo para os principais sistemas que compõem uma edificação habitacional ao longo de sua vida útil. 'A NBR 15.575 pode ser considerada um divisor de águas no processo de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários por diversos motivos, entre eles o estabelecimento objetivo de um padrão de qualidade que pode ser aferido, o que é muito valioso para o consumidor fazer a sua escolha', comenta Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP.

Do ponto de vista de projeto, continua Borges, a norma estabelece uma modificação significativa na forma de trabalhar, já que implica uma mudança de metodologia de projeto. A NBR 15.575 envolve um modelo mental novo de concepção de empreendimento, que precisa ser pensado desde o seu início num horizonte de tempo longo e de desempenho. 'Isso mobilizou e uniu os agentes do setor - projetistas, incorporadores, construtores, fabricantes de materiais, administradores condominiais etc. - para entregar um produto com de- sempenho adequado', explica Borges, que foi superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB2), na ABNT, e um dos coordenadores responsável pela Norma de Desempenho.

'O grande beneficiário desse trabalho é o usuário, porque o padrão de qualidade se elevou e vem gerando grande mobilização, com desdobramentos em novas normas, dissertações de mestrado e cursos, muito positivo para o País como um todo', comenta ele.

Cumprindo o seu papel de capacitar o setor, a Universidade Secovi e o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) oferecem, em 2018, dois cursos sobre o tema no Estado de São Paulo: 'Programa de Capacitação para Atendimento à Norma de Desempenho' e 'Conceitos básicos da Norma de Desempenho'. Ambos são destinados aos profissionais de empresas incorporadoras, construtoras e projetistas.

O 'Programa de Capacitação' aborda conceitos gerais e requisitos da NBR 15.575, as orientações para seu atendimento assim como diretrizes para o atendimento ao SIAC/ PBQP-H:2017, sendo estruturado em quatro oficinas de treinamento, realizadas a cada três semanas, das 9 às 17 horas. A próxima turma está prevista para iniciar em 15/5 e, até o final do ano, serão realizadas mais quatro turmas.

'Conceitos básicos da Norma de Desempenho' é um curso de curta duração focado em profissionais da construção que necessitem de um breve entendimento sobre a Norma. A iniciativa está estruturada em três aulas de três horas cada, que fornecerá uma visão geral da NBR 15.575 para sua aplicação em empreendimentos, projetos e obras. A novidade é que esse curso será oferecido tanto no modo presencial como a distância, o que possibilita o acesso aos conteúdos por profissionais de todo o País. A próxima edição será nos dias 18, 20 e 22/6, das 9 às 12 horas. Inscrições: (11) 2149-0300 ou pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..